04 / 06

2013

O estonteante tapete de flores em Bruxelas, Bélgica.

A cada dois anos, desde 1971, a praça central da cidade de Bruxelas, na Bélgica, recebe um lindo tapete de flores produzidas no próprio país – maior produtor mundial de begônias. A ideia é do arquiteto E. Stautemans, que desde a década de 50 produzia pequenos tapetes com flores e plantas, e já montou tapetes em outras cidades como Buenos Aires, Paria, Londres, Amsterdã, Vienna, Hamburgo, entre várias outras.

O tapete, montado na frente do Grande Palácio de Bruxelas, mede dois mil metros quadrados e conta com aproximadamente 750.000 flores. Com a ajuda de mais de cem voluntários, a atração pode ser apreciada durante quatro dias e, como inspiração, em 2012, o tema foi as tribos do continente africano – Etópia, Congo, Nigéria, Botsuana e Camarões.

O site oficial do país dá algumas dicas sobre a melhor forma de apreciar o tapete florido: No balcão do Hotel de Ville, aberto ao público das 9h às 23h; No balcão do prédio da prefeitura (é preciso pagar 5 euros e crianças com menos de 12 anos entram de graça); e todas as noites, às 22h, 22h30min e 23h, o Grand-Place é tomado por uma celebração de luzes e música.

Geralmente o tapete é montado durante o verão. Veja no site oficial do país as datas que ele estará montado em 2014.

Comentários